Ferramentas para otimizar seu blog ou site

Otimizar seu blog ou site é uma necessidade frequente, para quem oferece projetos de qualidade na internet.

Buscar melhores modos de indexação, diminuir o tamanho dos arquivos, oferecer uma experiência completa ao usuário, são apenas algumas metas para atingir objetivos.

Quando falamos em objetivos, podemos no referir a inúmeras metas. Algumas podem incluir um maior número de visitas, outras um melhor engajamento.

Há ainda, quem objetive incremento nas conversões de produtos e serviços oferecidos online. É neste em especial, que gostaria de trazer maior destaque.

otimizar seu blog ou site

Como otimizar seu blog ou site

Ao otimizar seu blog ou site, uma das primeiras tarefas é perguntar a si mesmo: como o visitante vê meu site?

Um bom começo é perguntar ao seu público, diretamente, como ele observa seu site. Isto pode ser feito através de postagem ou mesmo com uma pesquisa. A partir das respostas obtidas, é possível ajustar pontos cruciais ao seu projeto, trazendo uma melhor experiência, em diversos níveis.

Por outro lado, é possível começar a otimização diretamente, observando alguns pontos básicos:

#1 – Layout com código limpo

Este talvez seja um dos principais problemas, especialmente para quem está começando um site ou blog. Por inexperiência ou mesmo desejo de ganhar dinheiro rapidamente, muitos enchem a página de códigos desnecessários, scripts e anúncios. Conseguem uma unanimidade: desagradar a todo e qualquer visitante, comprometendo a experiência do usuário.

No primeiro momento, utilize layouts mais simples possíveis. Evite códigos desnecessários como contadores, players de rádio online, entre outros. Há inúmeros temas grátis de boa qualidade nas principais plataformas (como blogger e wordpress). No entanto, temas pagos de boa qualidade, oferecem uma melhor usabilidade. Além disso, fornecer aos buscadores uma apresentação adequada de seu conteúdo.

como otimizar seu blog ou site

#2 – Melhor experiência ao usuário

Buscar a satisfação do usuário ao navegar no seu site, é essencialmente encontrar o que ele precisa. Um ponto basicamente importante, é a utilização moderada de publicidade. A distinção entre o que é conteúdo e o que é anúncio, traz mais credibilidade ao seu projeto.

Isto é feito mediante testes de navegação. Alguns deles podem ser feitos com uma ferramenta gratuita, como o google analytics. Lá você confere os locais mais clicados pelos usuários em seu site. Assim, pode definir uma experiência satisfatória, equilibrando bem a equação entre publicidade e conteúdo.

Ofereça navegação clara e objetiva, informando os conteúdos diretamente. Aproveite para sugerir novos assuntos dentro do post ou utilizando relacionados. A estratégia requer um pouco de trabalho, mas resulta em uma visita com probabilidade de permanecer mais tempo em seu site.

#3 – Conteúdo relevante e de qualidade

Com conteúdo relevante (e de qualidade), você tem um aliado importante, a ser construido ao longo do tempo: credibilidade. Este te dará maior autoridade para falar sobre um tema, alcançando maior destaque.

Não é difícil encontrar projetos de qualidade na internet, que resistem ao longo de anos. Normalmente, estes são os que mais sobrevivem, as inúmeras vicissitudes e instabilidades.

aprenda otimizar seu blog ou site

Procure escrever utilizando as normas gramaticais corretas, se possível. Atente para uma boa redação, que envolve o leitor. Esta traz soluções, questionamentos, provocam uma ação, ou trazem uma bem humorada situação.

#4 – Plugins, use com moderação

Quem utiliza plataformas que fazem uso de plugins, como o WordPress, sabe como são úteis. Reduzem processos, otimizam código e até automatizam etapas.

Mas também podem ser prejudiciais, a partir do uso excessivo de recursos, tornando seu site lento. E o pior são as brechas de segurança. Estas tornam vulneráveis seus arquivos, e até podem infectar máquinas dos visitantes.

Busque sempre utilizar o mínimo possível de plugins. Observe o quanto de recursos eles consomem de sua hospedagem, para reduzir eventuais problemas.

Otimizar é um processo constante

Seguir as dicas deste artigo evita inúmeros contratempos ao seu projeto online. No entanto, como tudo na web, não é suficiente.

Periodicamente, busque atualizações sobre o tema. Procure maneiras de melhor otimizar seu conteúdo. Se puder, busque consultoria de profissionais qualificados, que realmente entendam sobre o assunto.

Assim, você sempre terá um site otimizado e conteúdo estruturado adequadamente, de qualidade.

*Artigo atualizado em 21/01/2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *