Explorando seu nicho de forma efetiva

Diariamente, recebo alguns emails de visitantes deste blog. Muitos fazem elogios, outros pedem sugestões e dicas. Um das mais solicitadas começa do seguinte modo: O que poderá me dar mais dinheiro? Responder a uma pergunta dessas de forma simplória é menosprezar o potencial criativo que há em cada um de nós. É aí que entra a importância de algo fundamental na internet, o nicho.

Em uma definição voltada para o marketing, seria um segmento restrito do mercado, que oferece ou pode vir a oferecer novas oportunidades de negócio (definição do dicionário digital aulete). Partindo dessa definição, é importante que você encontre seu espaço na web. Assim, não é somente procurar o que lhe rende mais, mas também o que você comunica, expõe, transmite, vende com mais facilidade.

Para exemplificar um conceito de nicho, em especial “nicho de mercado”, gostaria de lhes trazer um exemplo da vida real. Sou um ávido consumidor de pizzas e massas em geral. Nos últimos tempos, estou fiel a uma pizzaria em especial, aqui em Recife. Ficava sempre intrigado pelo fato da embalagem vir recheada de anúncios. Pensei com meus botões: quem há de explorar isso? as pessoas estão realmente interessadas em ver anúncios enquanto comem pizza?

Esta semana, quase que casualmente, estava fazendo umas pesquisas na internet, quando descobri uma empresa especializada em soluções de mídia para caixas de pizza. A solução é bastante interessante para ambas as partes. Para a pizzaria, uma oportunidade de eliminar o custo com embalagens para entrega (as famosas caixas).

Para a empresa, uma oportunidade valiosa de entrar em contato com milhares de consumidores. Uma parcela significativa dos consumidores de pizza à domicílio tem um bom potencial de compra. Uma campanha bem direcionada, pode atrair ganhos significativos à marca que explorar bem esta oportunidade de anúncios.

Deste modo, a empresa Emcaixa, conseguiu conquistar seu nicho, explorando de forma criativa uma maneira para conquistar novos mercados. A consolidação deste nicho em alguns anos será ainda maior, visto que aqui em Recife o mercado é amplo e inexplorado. Poucas pizzarias ainda utilizam esta oportunidade para redução de seus custos.

Assim como a Emcaixa, que está na “economia real”, palpável, conseguiu encontrar sua oportunidade, você enquanto empreendedor na web pode encontrar a sua. Basta utilizar as ferramentas adequadas, saber o que o seu público quer, necessita. Nesse caso, como disse anteriormente, não se trata de apenas “ganhar mais”, mas ganhar em melhores condições. Isto porque a condição de “ganhar mais” nem sempre garante a perenidade de nossos rendimentos.

É necessário construir, de fato, uma plataforma acima de tudo estável, que possa ao menos manter a segurança em momentos turbulentos. Se você pensar na web como uma fonte de rendimentos exponenciais, certamente entenderá a importância de trabalhar um nicho como ferramenta de negócios, que poderá vir a render resultados expressivos, se bem explorado.

[secvitrine/pizza/123409]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *