Você também é um empreendedor digital?

Recentemente, foi divulgada uma pesquisa do Grupo RBS, que traça o perfil do empreendedor digital brasileiro.

Contando com uma base de 770 entrevistados (incluindo o blogueiro que vos escreve), a pesquisa aponta alguns dados particulamente interessantes.

empreendedor digital

Segundo a pesquisa o empreendedor digital brasileiro, é:

  • Homem, na faixa dos 20-30 anos
  • 86% pertencem as classes A e B
  • 95% possuem curso superior ou em conclusão
  • 51% trabalham com conteúdo e social media
  • 79% trabalham com o que realmente gostam
  • 93% dos empreendimentos digitais estão no Sul e Sudeste

Entre outras conclusões que podem ser extraídas da pesquisa, é interessante notar alguns pontos

  • Predominância masculina: Pode ser explicada em parte, alto grau de especializado que os nichos possuem. Isso não justifica o fato de empreendimentos não existirem em grande volume, lideradas por pessoas do sexo feminino. Já existem, por exemplo, muitos blogs de sucesso liderados por mulheres, com conteúdo relevante e com alto grau de influência.
  • Nível educacional: Para ser um bom empreendedor digital, educação é fundamental. Não adianta ter boa vontade, é preciso especialização, conhecimento profundo tanto do produto, quanto do mercado. Um produto, site ou software excelente, só será viável se resolver o problema de um nicho relevante de pessoas que estejam dispostar a pagar ou colaborar.
  • Nicho explorado: A pesquisa mostra que conteúdo e social media representam quase 51% daquilo que os empreendedores baseiam seus negócios. Apesar de em alguns segmentos já demonstrarem sinais de saturação, conteúdo e social media são quase infinitos, pois baseiam-se na necessidade das pessoas.
  • Concentração regional: 93% dos empreendimentos digitais estão localizados no sul e sudeste brasileiro. Apesar da concentração brutal, isso não pode ser usado como desculpa no momento que decidir iniciar um negócio digital. A expansão econômica brasileira, está aumentando a riqueza e com ela as necessidades regionais. Ninguém pode conhecer tão bem sua região quanto você.  Eu, por exemplo, moro em Recife, e já estou a 2 anos trabalhando em tempo integral com blogs e sites.

Ser um empreendedor digital requer preparo, determinação, paciência e porque não, um pouco de sorte. Em muitos casos, para começar só é necessário um PC e uma boa idéia na cabeça.

E você, já é um empreendedor digital? Qual a sua experiência, compartilhe conosco nos comentários. Mais detalhes sobre a pesquisa, você encontra neste link.

[secvitrine/negocio-livro/166217]

Um comentário sobre “Você também é um empreendedor digital?

  1. Eu tenho mais de 30 anos, e não sei se me enquadro nas categorias A ou B.
    Tenho um curso superior, mas não trabalho com conteúdos ou social media.
    Faço uma das coisas de que gosto muito, e vivi no centro 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *