10 dicas para manter conteúdos em evidência

Manter conteúdos em evidência é importante para quem tem sites ou blogs. São significativos para o desenvolvimento, construção de autoridade e reputação no nicho ou segmento.

A tarefa nem sempre é tão simples. Obter tráfego não é apenas uma questão de sorte ou achado. Requer paciência, conhecimento profundo sobre a audiência, além da utilização de técnicas adequadas.

Assim, desenvolver estratégias para fidelizar o público passa a ser essencial. Outro ponto a ser observado, é a busca de novos públicos (que poderá expandir potencialmente suas visitas).

manter conteúdos em evidência

Como manter conteúdos em evidência

Dispor de conteúdos que atraiam continuamente a atenção do público são essenciais. É interessante definir objetivos, para atingir os resultados que você procura.

Alguns metas podem ser traçadas, tais como:

  • Reter o visitante mais tempo na página.
  • Levar o visitante a praticar uma ação.
  • Buscar cadastros, compras ou cliques.

As estratégias podem ser distintas ou complementares. Ao mesmo tempo em que fideliza a audiência, pode praticar ação e conquistar engajamento.

Dicas para conteúdos em evidência

Para manter seus textos ou outros conteúdos em evidência, utilize a técnica do “Repurposing Content”. Em tradução livre, significa reciclar o conteúdo, porém de modo inteligente e objetivo.

Confira 10 dicas para elevar seu conteúdo a outro nível, com melhores resultados:

 1 – Escreva um post relevante em seu nicho

Escreva um texto de qualidade, com conteúdo impecável. Escolha imagens que se relacionem com o conteúdo. Ofereça uma solução real ao seu leitor, de preferência com originalidade.

Aponte soluções, sugira novas alternativas e mantenha a coerência textual. Não meça esforços para apresentar o melhor conteúdo possível.

Aprimore seu conteúdo, com foco na excelência e qualidade. Afinal, este é o primeiro passo, essencial para toda a estratégia.

2 – Compartilhe seu conteúdo em redes sociais

Envie o conteúdo aos seguidores das redes sociais. Estabeleça conversações, mostre o quão importante é o conteúdo que você oferece.

Além de Facebook e Twitter, dê atenção especial ao Pinterest. A rede social de imagens (e vídeos) oferece um imenso potencial a ser explorado. O nível de compartilhamento e engajamento costuma ser alto entre os usuários.

Crie uma imagem de destaque e envie especialmente para essa rede (não esqueça de linkar a imagem ao post). Alguns serviços podem ajudar a criar imagens de qualidade

Encontre os horários ideais de envio para cada serviço online. Assim, é possível obter melhores resultados, compartilhamentos espontâneos e maior probabilidade de o público visualizar seu conteúdo.

3 – Deixe que seus leitores por email saibam da novidade

Envie newsletter para seus leitores com uma chamada criativa. Comunique sobre como o conteúdo pode agregar valor em diferentes aspectos de suas vidas (especialmente no campo profissional ou pessoal).

Se ainda não tem assinantes ou subscritores por email, não é tarde para  começar. Há milhares de opções gratuitas ou pagas. Pessoalmente, recomendo a Aweber, que oferece diversas ferramentas com bom custo-benefício.

planejar conteúdos evidência

4 – Crie um ebook a partir do seu conteúdo

Explore um ponto em particular de seu post  e crie um ebook (pode ser simples, com poucas páginas). Se acha difícil produzir, pode elaborar uma versão simplificada de seu conteúdo já escrito e converter em PDF.

É possível fazer isso diretamente com:

5 – Crie uma apresentação e envie ao SlideShare

A rede social de slides pode ser um valioso aliado para obter novos visitantes. Elabore uma apresentação criativa no power point e compartilhe.

Utilize uma boa descrição para demonstrar a apresentação. Não esqueça de linkar para seu post ou outro conteúdo criado.

6 – Elabore vídeo e envie para o YouTube

Crie um vídeo curto utilizando boas imagens. Se possível faça uma narração, apresentando aspectos interessantes do post aos seus potenciais visitantes.

Uma ferramenta interessante para gerar vídeos curtos de ótima qualidade é o Adobe Voice. É incrivelmente prática e de fácil criação.

Encontre vídeos semelhantes ao seu e “responda”, enviando o link de seu vídeo. Pode ser importante para conversações. No entanto, não exagere na medida, respeite as boas práticas na rede social.

Se dispor de tempo, pode enviar seu vídeo para outros serviços online. Alguns deles são:

7 – Compartilhe o vídeo nas redes sociais

Aproveite para compartilhar o vídeo criado especialmente para o YouTube. Envie para outras redes sociais e expanda as possibilidades de novas conversações.

É o momento perfeito para fixar ideias e criar novas experiências. Se tiver produtos ou serviços a oferecer, pode obter conversões, cadastros ou vendas.

manter conteúdos evidência

8 – Crie um arquivo em áudio ou podcast

Grave arquivo em áudio de seu post. Pode ser uma versão original, adaptada ou mesmo a leitura completa do texto. Uma ótima opção para quem não tem tempo de ler (ou eventualmente não pode).

Envie para serviços online de podcasts ou áudio. Uma opção de qualidade é o Soundcloud. Há uma versão gratuita, com muitos recursos disponíveis e é fácil de utilizar.

9 – Elabore um infográfico

Infográficos são ótimas opções para apresentar seu conteúdo de modo fácil e organizado. Como mapas mentais, ajudam a compreender melhor o que você tem a oferecer.

É possível criar seu próprio infográfico em serviços online como

Há ainda a opção de contratar freelancers. Já falamos aqui sobre serviços como Fiverr e o prático Freelancer.

10 – Aproveite os resultados e recomece o ciclo

Meça os resultados e todo o buzz gerado sobre o conteúdo que você criou e compartilhou. Utilize as métricas de ferramentas online como o Google Analytics.

É importante lembrar, que o processo leva algum tempo. O lado positivo é que os resultados podem ser prolongados, muito mais do que habitualmente esperados.

Com os resultados em mãos, é só recomeçar o ciclo com outros posts ou conteúdos de seu site, blog ou página online.

Coloque seu plano em ação

Comece sua estratégia o quanto antes e colha todos os benefícios. Muito mais engajamento em sua audiência e tráfego orgânico.

Em pouco tempo, você terá relevância significativa em seu nicho. Um público crescente estará falando mais de sua página online, produto ou serviço.

Esteja em evidência por muito mais tempo, boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *